domingo, 19 de setembro de 2010

Reunião 13 setembro de 2010

RESUMO DE REUNIÃO DO DIA 13 DE SETEMBRO DE 2010



A mesa foi composta por: Nair Bessa, Ieda Domingos, Regina Macêdo, respectivamente integrantes e Presidente da AMA-Barra; Martha Castro, Assessora da SETIN, Daniel Colina, Presidente do IAB; Renato Araujo, Superintendente da Transalvador; Ana Villacorta, do SOS Barra; Raimundo Pereira, SIGA VI; e Ricardo Maia, do GERMEN.

A Sra Nair Bessa listou diversos problemas causados pelo Carnaval, tais como: degradação do meio ambiente e do patrimônio histórico, poluição sonora, falta de vigilância sanitária, entre outros. A Sra. Regina Macedo falou sobre a necessidade de varrição e limpeza das ruas transversais da rota de Carnaval, citou comentários e possíveis soluções da revista MUITO de 28 de fevereiro onde Durval Lelys sugeria a criação de um “Pipódromo” gratuito, custeado pelos patrocinadores do Carnaval. Sugeriu, também, que fossem adotadas medidas citadas por um condomínio que solicitou autorização do espaço em frente ao prédio para impedir que seja usado por ambulantes durante Carnaval.

O Sr. Raimundo Pereira falou sobre as Operações “Calçada Legal” e sobre os 62 prédios que foram notificados.

O Sr. Helder Câmara disse que no percurso até a Cabana da Barra observou que 12 pessoas dormiam no Forte Santa Maria, que a barraca de coco era utilizada para outros fins, além de venda de coco, que as escadas em frente ao Hotel Mar Azul fediam a urina, e que os passeios estavam bloqueados para carros estacionados ilegalmente.

A Sra. Martha Castro, também moradora da Barra, falou que o problema era “cultural”, inclusive, citou que os banheiros químicos da Barra são auto-limpantes e que as pessoas não souberam usar e os quebraram. Falou também que toda quarta-feira estavam se reunindo com o Conselho de Carnaval e que levaria as reivindicações e sugestões para a próxima reunião.
O Sr. Ramiro Cora do FABS e do Conselho Estadual da Cidade falou que a “cultura” tem uma cumplicidade que é o poder público.

O Sr. Daniel Colina explicou sobre os banheiros químicos na Barra. Sugeriu que deveria haver uma campanha educativa para usá-los e que deveriam ser gratuitos, já que as propagandas, em 7 anos, pagam o investimento inicial da empresa, cujo contrato é de 20 anos, ou seja 13 anos de lucro.

A Sra. Carmem Cidreira falou sobre a implantação da Zona Azul.
O Sr. Ricardo Maia falou que a Prefeitura precisa ter compromisso e propostas claras.
Ramiro Cora apresentou o projeto Cidade Bicicleta da CONDER e falou que a arquiteta Graça da CONDER sugeriu que seus alunos compareçam à próxima reunião para saber dos moradores como este projeto poderia ser implantado na Barra.
A Sra. Ana Villacorta falou sobre o Plano Setorial da Barra e alguns itens a serem discutidos como o calçadão e mão única na orla, que incluiria arborização e ciclovia, implementação do turismo voltado para o patrimônio histórico e aquático com a criação do Parque Marinho dos Fortes, resultando no turismo consciente. Falou, também, sobre a delimitação e proteção das áreas verdes e a instalação de lixeiras apropriadas e coleta seletiva.
O Sr. Renato Araujo falou que depois das eleições a Transalvador fará a sinalização da Barra. Em respeito à falta de resposta da Transalvador às reclamações de carros estacionados nos passeios, ele falou que poderíamos ligar direitamente para e seu celular 99648264. Falou que a Operação Pare Certo, que ainda não havia se iniciado, começará pela Barra. Ao respeito dos estabelecimentos que tem incorporado o passeio ao estacionamento ele falou que teríamos que primeiro dar queixa na SUCOM para verificar se realmente tem área disponível para a criação de um estacionamento. Depois seria dar queixa na Transalvador para notificar os carros bloqueando o passeio.
A Sra. Ieda Domingos falou sobre a redução de ambulantes e educação dos pescadores dentro do grupo Porto Limpo Porto Lindo.

A Sra. Ana Villacorta falou da importância de cada cidadão fazer a sua parte e listou algumas dos problemas que foram resolvidos junto como a AMA-Barra e SIGA VI.

A Sra. Marta Castro informou que o DESAL estava fazendo o projeto de revitalização da Praça dos Tamarinheiros, mas precisava do patrocínio privado para os equipamentos de idosos e crianças. Ela também deu seu telefone no SETIN: Ouvidoria 21052915.

A Sra. Ana Villacorta informou sobre o evento Cleanup Day Bahia organizado pelo grupo Biota Aquática para o próximo sábado, 18 de setembro, no Porto da Barra para limpar a praia.

A Sra. Ieda Domingos informou sobre a Feira de Artesanato na Praça dos Tamarinheiros na tarde do dia 25 de setembro.--

Conselho Gestor

SOS Barra


ATA DA MPE

Baixe ata MPE 1...jpg (805,1 KB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário